quarta-feira, 17 de junho de 2015

CURSOS GRATUITOS


A Associação de Moradores do Bairro Hernani Sá, informa a comunidade de modo geral, que foram reabertas as inscrições para os cursos de Inclusão Produtiva a ser realizado nos dias 23, 24 e 25 de julho de 2015, no colégio CAIC.

Às inscrições poderão ser feitas na sede da associação de segunda a sexta no período da noite ou através do email- associacaohernanisa@gmail.com informando o nome, endereço e curso desejado.

CURSOS GRATUITOS
• Captação de recursos e elaboração de projetos sociais à sustentabilidade
Carga horária: 08 horas de 08:00 às 12:00 horas das 14:00 às 18:00 horas.
• Educação financeira para formação de empreendedores
Carga horária: 24 horas quinta, sexta e sábado de 08:00 às 12:00 horas das 14:00 às 18:00.
• Informática para formação de empreendedores
Carga horária: 24 horas quinta, sexta e sábado de 08:00 às 12:00 horas das 14:00 às 18:00 horas.

Realização: Profa. Auristela Teodoro (FCC/UFBA)
PROEXT MEC 2015 – PROGRAMA DE INCLUSÃO PRODUTIVA
Apoio: Associação de Moradores do Bairro Hernani Sá

Atenciosamente,
Jorge Tinga
Diretor Relações Públicas




sábado, 6 de junho de 2015

Operação Ilhéus em Ação já retirou 259 caçambas de entulho e lixo da zona sul‏

Foto Alfredo Filho secom ilheus 2
Operação Ilhéus em Ação já atuou em toda a zona sul e bairros como banco da Vitória e Basílio, com serviços diversificados.Foto: Alfredo Filho
A operação Ilhéus em Ação – Cidade de Todos, esforço concentrado de limpeza iniciado há cerca de 30, já retirou 259 caçambas (de 15 metros cúbicos cada) de entulho, lixo e areia das ruas da zona sul, cujo trabalho compreendeu a área desde a ponte Lomanto Júnior até o Km-2 da rodovia Ilhéus-Olivença, tendo removido 3885 metros cúbicos de material. Segundo o vice-prefeito Carlos Machado (Cacá), designado pelo prefeito Jabes Ribeiro para a coordenar a operação, esta semana a zona sul começa a receber a segunda etapa do trabalho, com o serviço de tapa buracos.
O serviço de limpeza beneficiou os bairros Nelson Costa, Hernani Sá, São Francisco, Ceplus, Nossa Senhora da Vitória e Ilhéus II. Segundo o vice-prefeito, nesse período, também foram realizados serviços em outras áreas da cidade, em casos específicos, como no Alto do Basílio, Avenida Soares Lopes, Princesa Isabel, Banco da Vitória e Praia do Cristo.
"Apesar disso, nosso foco nesse momento é concluir a primeira etapa na zona sul, para iniciarmos a segunda fase, com tapa buraco, recuperação asfáltica, reforma de praças e outros serviços". Nesses quase 30 dias, as localidades contaram com manutenção da iluminação pública, poda de árvores, colocação de tampas e desobstrução de bueiros, raspagem de asfalto e retirada de entulho.
O vice-prefeito destaca os principais pontos de descarte desse tipo de material: terreno próximo ao Colégio Caic; Rua Monteiro Lobato (paralelo ao muro do aeroporto), no Nelson Costa; próximo ao hotel Opaba e na Ceplus. Cacá ressalta que "a retirada quase total do entulho das proximidades do Caic significa muito para esse trabalho". Por isso, a partir da próxima semana, em parceria com empresas da cidade, serão colocadas quatro caixas coletoras na região, para que os carroceiros depositem nelas o material, e evite os locais voltem a ser pontos viciados de entulho.
Carlos Machado chama a atenção para a permanente colaboração do cidadão ilheense. "Ao ver o trabalho da Prefeitura para manter a cidade limpa, o cidadão tem se sensibilizado e contribuído, para que seja não seja mais colocado entulho e lixo naqueles locais, e até mesmo fiscalizando as pessoas que ainda mantêm essas práticas", ressalta o vice-prefeito.

Projeto São João dos Bairros anima a zona sul de Ilhéus

por Secom
01/06/2015 14:28
São João dos Bairros
Com muito forró e baião, foi assim que aconteceu a festa do projeto São João dos Bairros, no domingo, 30, na praça principal do bairro Hernani Sá, que atraiu populares de toda a zona sul da cidade. Com o apoio da Polícia Militar, milhares de pessoas curtiram o clima de festa junina ao som da banda Zabumbahia, apresentações de quadrilhas, grupos de dança, concursos da rainha e princesa do milho, casamento na roça, brincadeiras, degustação de bolos e feira criativa. O programa é uma co-realização da TV Santa Cruz, filiada da Rede Bahia, e da Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias municipais de Comunicação e de Cultura.
O vice–prefeito Carlos Machado (Cacá) destacou a importância da realização do evento para o resgate da cultura junina e o apoio à economia dos pequenos empresários, “O governo incentiva a realização do São João dos Bairros, porque é um projeto que deu certo, que ajuda na socialização das comunidades e atrai um grande público, onde grandes talentos da economia criativa se destacam, além das quadrilhas, com lindos figurinos, e os grupos de dança populares. Sem dúvida, essa noite já deixou um gostinho de quero mais”, afirmou.
O São João nos Bairros no Hernani Sá foi marcado pelas apresentações das quadrilhas juninas Dinossauro, Faísca de Fogo e Renascer, dos grupos de dança Inter’Art e Hit’s Dance, concurso da Rainha do Milho e Princesa e casamento na roça, que levaram muita alegria e animação para o público. Ramon Rodrigues, coordenador do grupo de dança Inter’ Art, participa do projeto São dos Bairros há três anos e disse que este é um momento fundamental para os grupos de danças, “Mostramos nossa arte para toda a região sul da Bahia, isso nos deixa satisfeito em sabermos que somos prestigiados e aplaudidos pela comunidade”.
Economia Criativa - Logo após, a banda Zabumbahia animou o grande público ao executar sucessos de autores da música popular brasileira, como Gonzagão, Flávio José e Estakazero, entre outros. Adilson Conceição, Presidente da Associação de Moradores do Hernani Sá afirmou sua satisfação com o evento “A parceria da Prefeitura Municipal de Ilhéus com a TV Santa Cruz resgatou a cultura junina nos bairros. Estamos em espírito de confraternização e os comerciantes estão animados. O evento trouxe descontração e alegria para nossa comunidade”, completou.
André Rocha, empresário da Sabores do Cacau, afirmou que várias pessoas de outros bairros prestigiaram o evento. “É muito bom para o desenvolvimento da nossa economia. Está tudo muito bem organizado e ficamos felizes com essa oportunidade de divulgar  e vender nossos produtos”. Eduardo Junior, morador do bairro, acompanha todas as edições do projeto, “Essa iniciativa popular é muito boa, pois não perde a raiz da cultura junina, participo todos os anos do São João dos Bairros e sempre fico satisfeito com a festa”. Já o morador, Fernando Soares, diz que o evento é uma ótima opção para a comunidade e que “a segurança do evento foi perfeita, brincamos e dançamos com muita tranqüilidade; a organização está de parabéns”, acrescentou.
A próxima edição do Projeto São João dos Bairros, em Ilhéus, será realizada no próximo dia 14 de junho, no Teotônio Vilela, a partir das 16 horas, no eixo principal.  A diretora da Secretaria de Cultura (Secult), Geny Soares, diz “que a realização do projeto resgata a tradição junina na cidade, e contempla o lazer da família, das crianças e dos idosos, com muita diversão e alegria para todos”.

Ilhéus em Ação mobiliza mais de 100 trabalhadores em limpeza na Zona Sul

Com a participação de mais de 100 trabalhadores, teve início dia 27/04/15, em diversos pontos da zona sul da cidade, a operação “Ilhéus em Ação – Cidade de Todos”, iniciativa lançada pelo prefeito Jabes Ribeiro, voltada para a execução de uma série de serviços de melhorias em bairros da cidade. Nos próximos dias, com o auxílio de caçambas, caminhões, retroescavadeira e pá-carregadeira, a área sul de Ilhéus será favorecida por intervenções como roçagem, remoção de entulhos, poda de árvores, limpeza de canais, iluminação, e raspagem e pintura de meios-fios.  
O vice-prefeito e coordenador da operação “Ilhéus em Ação”, Carlos Machado (Cacá), informa que a segunda fase do trabalho incluirá tapa-buracos, recapeamento asfáltico, instalação de semáforos e novos abrigos para passageiros de ônibus, revitalização de quadras poliesportivas, recuperação de passeios, recomposição de manilhas e alinhamento de meios-fios. Ele lembra, ainda, que para esta Operação a cidade foi dividida em quatro zonas: a primeira abrange os bairros da zona sul, como a Sapetinga, Pontal, Hernani Sá (Urbis), Nelson Costa, Nova Brasília, Ilhéus II e Nossa Senhora da Vitória.
Carlos Machado destaca que a zona 2 abrange a área central de Ilhéus e o bairro Teotônio Vilela, a zona 3, a área norte, e a zona 4, os bairros do Salobrinho, Banco da Vitória e Distritos Rurais. “É importante reiterar que esse é um trabalho de caráter permanente. Ou seja, após dos serviços, teremos as ações de manutenção e de fiscalização”, comenta o vice-prefeito.
 Cidadania - Durante o lançamento da Operação “Ilhéus em Ação”, o prefeito Jabes Ribeiro enfatizou que a intenção é que o projeto contemple ações que reforcem a cidadania dos moradores, conscientizando a população para o seu papel enquanto agente de transformação e manutenção da ordem na cidade.
 Na oportunidade, o prefeito Jabes Ribeiro explicou que o ponto de partida do projeto foi o diagnóstico de problemas que se agravaram em diversos pontos da cidade, como o descarte de entulho em ruas e avenidas. “Para a realização desse trabalho, mapeamos os pontos de ônibus danificados, identificamos aqueles terrenos onde se costuma colocar entulho e lixo irregularmente, as vias que se encontram danificadas e as localidades com mato alto”, comentou.