sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Você sabe como separar seu lixo?

Cada brasileiro produz por dia, cerca de um quilo de lixo que não é descartado da maneira correta, causando assim diversos problemas ao meio em que vivemos.
Entretanto, se cada um fizer a sua parte, esses danos podem ser minimizados. Por isso, separamos algumas dicas para a separação diária do lixo. Confiram abaixo:
  • Lixo inorgânico: Se possível, enxague e separe em sacos diferentes as embalagens de plástico, longa vida, metal, vidro e papel. E se você conhecer alguém que utiliza este tipo de material como matéria-prima, aproveite e contribua com esta pessoa ou empresa.
  • Lixo químico e tóxico: Baterias, pilhas, lâmpadas, termômetros e outros materiais que contenham elementos químicos, devem ter destino especial. Existem pontos de coleta específicos, como postos de saúde, agências bancárias, escolas, supermercados e a Secretaria do Meio Ambiente, onde este tipo de lixo deve ser levado.
  • Lixo hospitalar: Seringas e curativos, em casa, não devem ser encaminhados para o lixo orgânico. O ideal é que sejam destinados aos postos de coleta em postos de saúde, farmácias ou outros pontos credenciados pelo município para a recolha deste tipo de lixo.
  • Pneus: Podem ser usados para fabricar solados de calçados, persianas e asfalto de borracha. Por isso, quando for trocar os pneus do seu carro, deixe os velhos na borracharia e certifique-se que lhes será dado o destino correto.
  • Lixo verde: No caso de restos de poda, o responsável deve entrar em contato com a Prefeitura da cidade para fazer a recolha. Já para entulho de construção, há empresas credenciadas para o recolhimento.
  • Óleo de cozinha: Não jogue o óleo usado pelo ralo, nem o enterre no quintal. O destino certo para este produto, é ser armazenado em garrafas e depois ser levado ao ponto de coleta mais próximo.  Reciclado, o óleo pode virar sabão, por exemplo.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Parcerias para promover a coleta seletiva em Ilhéus/BA

Um programa de coleta seletiva está sendo desenvolvido no Município de Ilhéus por meio da realização de Aliança Público-Privada – APP entre o Poder Público, a iniciativa privada e organizações de catadores.
A APP é um programa do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID de fomento em âmbito local de alianças colaborativas entre o setor público e o privado.

O Programa em Ilhéus conta com a participação da Companhia de Desenvolvimento do Estado da Bahia – CONDER, por meio de contrato firmado com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM, como também de parceria estabelecida com o CEMPRE – Compromisso Empresarial para a Reciclagem. Estas equipes estão atuando em estreita cooperação com a Prefeitura Municipal de Ilhéus.

O Programa APP está sendo desenvolvido em Ilhéus desde março de 2011 e representa uma das ações voltadas à requalificação do aterro do Itariri, local para onde são encaminhados todos os resíduos gerados nos municípios de Ilhéus e Uruçuca e onde atuam mais de 100 catadores segregando e comercializando a parcela reciclável do lixo.

Estrutura e Metodologia de trabalho

A metodologia de trabalho foi consolidada após reuniões envolvendo a CONDER ( Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia) através de Livia Maria Gabrielli de Azevedo – Diretora de Equipamento e Qualificação Urbanística, Márcia Trocoli – Superintendente de Resíduos Sólidos e Ana Cristina da Purificação – Coordenadora de Gestão de Resíduos Sólidos e os representantes do IBAM, Alexandre Santos – Superintendente, Karin Segala – Coordenadora da Área de Resíduos Sólidos e Andrea Pitanguy – Coordenadora do Projeto.

Com três etapas, Planejamento, Modelagem e Consolidação da APP, o Projeto tem previsão de duração de dois anos. Na etapa de planejamento foi constituído um Grupo de Trabalho – GT, formalizado através de Decreto Municipal, a fim de assegurar um processo participativo e representativo.

O GT é constituído por representantes do Governo Estadual (CONDER), Governo Municipal (Secretarias de Ação Social e Trabalho, de Indústria, Comercio e Planejamento, de Desenvolvimento Urbano e, de Meio Ambiente), Câmara de Vereadores, Cooperativa dos Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis Consciência Limpa (COOLIMPA), Sociedade Civil (Ação Ilhéus e Associação de Moradores do Bairro Hernani Sá), Prefeitura Municipal de Uruçuca, IBAM e CEMPRE.

Entendendo que a gestão de resíduos sólidos diz respeito a toda a sociedade e na perspectiva de fomentar o controle social, reuniões vem sendo realizadas com diversos segmentos: setor empresarial, Conselho de Meio Ambiente (CONDEMA), executivo e legislativo municipal, Associações de Moradores, Rede de ensino publica e privada, Associação de Turismo de Ilhéus, Faculdade de Ilhéus, representantes do Distrito Industrial, Movimento Nacional de Catadores, Guarda Municipal entre outros.

O Ministério Publico está desempenhando um papel de fundamental importância no processo de fortalecimento e estruturação da cooperativa de catadores. Recentemente doou para a Cooperativa, equipamentos de proteção individual e de escritório entre outros materiais.

Resultados alcançados
I – Ações emergenciais voltadas para os catadores do Itariri;
Diante da urgência em buscar soluções para as condições de trabalho dos catadores do Itariri e de viabilizar as ações de requalificação do aterro, um conjunto de ações, de caráter emergencial, voltados para a melhoria desta situação foi priorizado no projeto:
1. Definir o universo de catadores do lixão do Itariri a ser incorporado a COOLIMPA, – após inúmeras reuniões e uma Assembleia Extraordinária o universo foi definido em 80 catadores;
2. Reforma e operacionalização do galpão – já viabilizada pela CONDER e em fase de conclusão;
3. Mapeamento dos grandes geradores de resíduos sólidos e de instituições publicas do município – 86 potenciais doadores de materiais recicláveis foram sensibilizados e cadastrados;
4. Mapeamento dos depósitos e sucateiros– 23 depósitos foram visitados e cadastrados.
5. Levantamento dos catadores que atuam nas ruas e que poderão integrar a COOLIMPA ou constituir nova organização de catadores no município – 43 catadores foram cadastrados.

II – Outras conquistas;
1. Cessão de uso do terreno a COOLIMPA – um contrato de Permissão de Uso de Bem Publico foi celebrado em 30 de novembro de 2011 entre a Prefeitura Municipal de Ilhéus e a COOLIMPA que terá direito de uso, por 20 anos, de mais de 5000m² de área, onde hoje está situado o galpão.
2. Celebração de Termo de Compromisso entre Prefeitura Municipal de Ilhéus e a COOLIMPA – firmado em novembro de 2011, o Termo orienta e formaliza a implementação das ações emergenciais do Projeto de Constituição de Aliança Público Privada entre a Prefeitura Municipal de Ilhéus e as Organizações de Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis. Uma matriz de responsabilidade integrante do Termo de Compromisso define ações e responsabilidades na esfera social/operacional/jurídico-institucional e de infraestrutura.
3. A Campanha de Coleta de Embalagens Longa Vida – lançada, no dia 23 de setembro de 2011, a Campanha visa coletar embalagens Longa Vida, entregues voluntariamente em diversos pontos de coleta para serem trocadas por telhas feitas do mesmo material para cobertura do galpão de recepção e triagem de materiais da COOLIMPA.
4. O programa de coleta seletiva -– o lançamento do programa, que prevê a inclusão sócio produtiva dos catadores, deve ocorrer no mês de junho, iniciando com a coleta de recicláveis junto a grandes geradores, incluindo hotéis e condomínios localizados na zona sul e no centro da cidade.

Formalização de parcerias
- Importante parceria foi celebrada entre a Faculdade de Ilhéus e a COOLIMPA – 25 catadores da cooperativa participaram de oficina de capacitação que ocorreu no dia 26 de maio abordando temas ligados à saúde e meio ambiente, cooperativismo e administração. A Faculdade de Ilhéus dará continuidade às ações de capacitação e prestará assessoria contábil e jurídica à COOLIMPA;
- O Ministério Público tem apoiado todo o processo de estruturação da COOLIMPA, participando de reuniões, doando equipamentos e oferecendo orientações aos representantes da Cooperativa;
- A Guarda Municipal será capacitada pelo Grupo de Trabalho para inserção da temática da coleta seletiva no conjunto de temas abordados no programa Ronda nas Escolas, onde a Guarda Municipal ministra palestras junto à rede municipal de ensino.
- A ATIL (Associação de Turismo de Ilhéus), juntamente com o Convention Bureau tem apoiado a mobilização de grandes geradores para adesão ao programa de coleta seletiva.

http://www.aliancaspublicoprivadas.org.br/programas-ilheus/  

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Histórico Blog Pro-Urbis 2010 - 2013


FÁBRICA DE SABÃO ECOLÓGICO NA SEDE DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES



OFICINAS PARA FABRICAR
 SABÃO ECOLÓGICO E SABONETE ARTEZANAL
 
Foi inaugurado nesta terça-feira, dia 19/MAR/13, a fábrica de sabão ecológico na sede da Associação de Moradores do Bairro Hernani Lopes de Sá.

A Cáritas Diocesana de Ilhéus, planejou e coordenou, junto às Marisqueiras do Mambape, a inicialização da produção de Sabão Ecológico, com óleo reaproveitado de frituras.

SABÃO ECOLÓGICO é o nome do projeto que deveria ser na Sede da AMMA, Associação de Marisqueiras do Mambape, só que não é possível, por ser incompatível com o produto tóxico usado no fabrico, próximo aos Mariscos.

A Diretoria da Associação de Moradores do bairro Hernani Sá, sensível à essas questões, atendeu a solicitação da Cáritas, cedendo um espaço ao lado esquerdo da sede, para esse importante projeto de inclusão social.

Atinge vários objetivos: Educação ambiental e melhoria da qualidade de vida.

Agora, nesses dois dias 19 e 20, ampliaremos com oficinas para fabricar SABONETE ARTEZANAL.





  
 






2 de março de 2013

0

ILUMINAÇÃO DA ÁREA VERDE ENTRE OS CAMINHOS 34/34



 Atendendo uma reivindicação antiga dos moradores, a área verde entre os caminhos 34 e 35, do bairro Hernani Lopes de Sá, foi iluminada com parcerias: Vereador Roque do Sesp, Comunidade e Associação de Moradores. Após a conclusão da iluminação da área verde, foi solicitado ao vereador presente, o acompanhamento do Projeto da Praça, que foi aprovada pela comunidade e encaminhada através da Associação de Moradores para a CONDER, que atualmente encontra-se no setor de planejamento. 


A COMUNIDADE AGRADECE A ASSOCIAÇÃO DE MORADORES.!!!!!

LIMPEZA DOS CANAIS DO HERNANI SÁ



Após solicitação da Associação de Moradores, através de ofícios, a SEDUR (Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Ilhéus), através do Secretário Isaac Albagli, deu início a limpeza do canal pluvial dos caminhos 32 ao 37.
Há mais de um ano, não se realizava uma faxina como esta, e com esta atitude, com certeza, vai diminuir a proliferação de mosquitos, infestação de ratos e enchentes, no período de chuvas.
Associação de Moradores do Bairro Hernani Lopes de Sá, agradece ao Secretário Sr. Isaac Albagli, pelos serviços de manutenção do nosso bairro.



 A comunidade agradece!

6 de fevereiro de 2013

1

INFORMAÇÃO GERAL - CARNAVAL HERNANI SÁ FOLIA-2013

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES NÃO REALIZARÁ CARNAVAL NO BAIRRO HERNANI SÁ

A Associação de Moradores do Bairro Hernani Lopes de Sá, após ser informada que a Prefeitura Municipal de Ilhéus, não iria realizar o carnaval na cidade, por medidas lógicas, resolveu também, suspender o HERNANI SÁ FOLIA-2013, que estava programado para os quatro (4) dias do carnaval no referido bairro. 
Esta medida tornou-se necessária, em virtude do bairro Hernani Sá, não ter estrutura suficiente, principalmente segurança,  para comportar milhares de foliões, que se deslocariam para o HERNANI SÁ FOLIA, por falta de opção na cidade. 
Participamos a toda comunidade, que os blocos que por ventura insistirem, em sair no percuros do eixo principal do bairro Hernani Sá, a Associação de Moradores não tem nenhum vinculo de responsabilidade, com o que venha a ocorrer durante o período de carnaval. 
Dessa forma, informo ainda, que foram encaminhados vários ofícios, ao poder público, (SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO, MINISTÉRIO PÚBLICO, PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS e POLICIA MILITAR 69ª CIPM), participando as medidas cabíveis: